Pandemia: as alternativas dos grandes eventos

No ano de 2020, nos deparamos com o novo Coronavírus, que, de uma hora para a outra, se tornou um problema mundial de saúde pública. Com rápida transmissão e potencial letal, a COVID-19 fez com que diversos eventos nacionais e mundiais fossem cancelados, adiados ou reestruturados, a fim de manter o distanciamento social e frear a contaminação desenfreada. Hoje, listamos alguns dos eventos que foram reestruturados e reagendados, e outras opções criativas para tais.

BIENAL DO LIVRO DE SÃO PAULO

A Bienal do Livro de São Paulo causou muito alvoroço em 2020 por ser adiada para 2022 devido à pandemia. Mesmo com o risco de transmissão do vírus, pôde-se acompanhar em redes sociais e fóruns discussões acerca do cancelamento do evento. O evento era um marco no mundo literário, uma vez que aproximava o leitor de seus autores favoritos e gerava visibilidade a editoras e escritores. O cancelamento do evento, no entanto, proporciona segurança a todos os envolvidos, evitando a aglomeração anual e diminuindo o risco de contágio.

Bienal do Livro de São Paulo.

PARADA DO ORGULHO LGBT+

Comumente conhecida como “parada gay”, a Parada do Orgulho LGBT+ reúne anualmente pessoas de todas as idades, ideologias, orientações sexuais, gêneros e religiões. A fim de celebrar a diversidade, a parada inclui carros alegóricos com música, dança, muitas fantasias e visibilidade para a comunidade LGBT+, sendo uma forma pacífica, leve e divertida de protestar contra o preconceito e reivindicar os direitos da comunidade.

No ano de 2020, no entanto, o evento foi um dos muitos a migrar para plataformas online, onde contou com palestras de diversas personalidades, tratando dos mais diversos tópicos.

FESTA DO PEÃO DE BARRETOS

A famosa Festa do Peão de Barretos, no interior de São Paulo, é amplamente conhecida por suas festas de rodeios, mas também conta com diversos shows de músicos e bandas sertanejos, trazendo até novos nomes para a cena da música sertaneja. Neste ano, o evento foi adiado para o fim de outubro e teve sua duração encurtada, passando de onze dias para seis.

POKÉMON GO FEST

Anualmente, a empresa Niantic, desenvolvedora dos jogos de realidade aumentada Pokémon Go e Harry Potter: Wizards Unite, organiza anualmente a convenção Go Fest, que reúne diversos amantes do jogo para um grande encontro, com diversas atividades ao ar livre e confraternização com outros jogadores.

Neste ano, devido à pandemia, a empresa decidiu por bem vender ingressos exclusivos para o evento online, que traz diferentes espécies dos monstrinhos, tendo algumas realizado suas primeiras aparições durante o fim de semana da Go Fest, com exclusividade para jogadores que adquiriram o ingresso VIP. A solução desagradou muitos jogadores devido ao alto valor do ingresso premium, mas, para os jogadores que não poderiam normalmente frequentar o evento presencial, foi uma opção viável para conseguir bônus dentro do jogo.

Pokémon Go Fest.

SÃO PAULO FASHION WEEK

O mais famoso evento de moda do Brasil e da América Latina, que conta com diversos nomes de grande importância no mundo da moda e alta costura, foi inicialmente cancelado devido à pandemia, no entanto, na última semana de Julho, pouco depois da flexibilização da quarentena, foi anunciado que o evento ocorreria com desfiles presenciais e seguindo as orientações de segurança e higiene da OMS. Inicialmente, o evento ocorreria entre 24 e 28 de Abril, agora, a 50ª edição do evento ocorrerá entre os dias 4 e 8 de Novembro.

LOLLAPALOOZA 2020

Nos Estados Unidos, o evento mundialmente famoso foi substituído por uma edição online, que terá início nesta quinta-feira, 30/07, e contará com apresentações virtuais de grandes personalidades como Paul McCartney, Imagine Dragons, Lorde, Metallica, entre outros. No Brasil, o evento foi simplesmente adiado e está previsto para acontecer nos dias 4, 5 e 6 de Dezembro, no Autódromo de Interlagos, embora alguns afirmem que o evento não ocorrerá.

Além dos diversos eventos cancelados, faculdades e escolas tiveram suas aulas ocorrendo em plataformas virtuais, formaturas foram canceladas por tempo indeterminado, cerimônias de posse da Ordem dos Advogados do Brasil foram reajustados para plataformas digitais, provas de vestibulares foram adiadas para 2021 ou reajustadas para o modelo online e shows de grandes bandas foram cancelados.

Embora haja divergências entre os diversos públicos sobre o cancelamento e a migração do estilo dos eventos, com o crescente negacionismo em relação à doença, é importante que as aglomerações sejam evitadas ao máximo e todos os cuidados sejam tomados para evitar o contágio e impedir a disseminação da COVID-19.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s