Coluna: Sem Moro, desmoronado

Sérgio Moro pediu demissão hoje (24), após exoneração do chefe da Polícia Federal, Maurício Valeixo, braço direito do ex-ministro da justiça. Moro não foi comunicado da decisão e ficou sabendo da demissão através do diário oficial. O comandante da PF saiu após intensificação das investigações do filho do presidente, Eduardo Bolsonaro. Uma medida desesperada para proteger seu nome.

Moro afirmou que a exoneração era uma interferência política, Bolsonaro respondeu, confirmando que era uma interferência política. A não comunicação com seu principal aliado, a retirada de seu homem de confiança de um cargo importante e as motivações políticas de Bolsonaro, não deram escolhas. Moro se demitiu.

Isso significa, para o governo, a perda de seu ministro mais popular e, além disso, o desligamento do único político mais popular do que Bolsonaro, uma pedra no sapato para 2022. Resta saber como os fanáticos pelo juiz de Curitiba vão se dividir em relação à adoração pelo presidente.

Sem dúvidas, o governo está enfraquecido. A perda de Mandetta e, agora, a gravíssima perda política de Sergio Moro, denotam o caos do mandato de Bolsonaro. Ele está perdendo todos os seus aliados estratégicos, não surpreenderia uma saída de Paulo Guedes nos próximos meses. E, também, não é improvável que seu mandato seja encurtado.

Jair Bolsonaro está completamente perdido no jogo político, passando por cima de todos que ofuscam a sua imagem. Ele não sabe jogar democraticamente, e não sabe atuar como posição política. Bolsonaro é uma eterna oposição, lutando contra inimigos comunistas inexistentes e jogando fora todos aqueles que podem colocar a sua personalidade questionável na direção correta.

O governo está desmoronando.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s